Por que investir em um software ERP no seu negócio?

Hoje em dia, adotar sistemas que permitem otimizar os processos de um negócio, como um software ERP, não é apenas um luxo e tão pouco uma vantagem competitiva, mas sim uma necessidade. 

Ou seja, investir em novas tecnologias é essencial para que as empresas possam permanecer no mercado e competir com os seus concorrentes de forma justa.

Isto porque, atualmente existem vários sistemas capazes de aumentar a produtividade das equipas e, consequentemente, o lucro das empresas.

Softwares ERP, são exemplos de recursos tecnológicos essenciais para empreendedores que querem otimizar processos e integrar diferentes departamentos.

Continue a ler e saiba mais sobre as vantagens de comprar software ERP no seu negócio.

O que é o software ERP?

Você sabe o que significa ERP?

ERP significa “Enterprise Resource Planning” ou em tradução livre, “Planeamento de Recursos empresariais”.

Podemos dizer que o software ERP é uma ferramenta para otimizar a gestão dos dados de uma organização.

Com ele, é possível rastrear os processos dentro de uma única plataforma de maneira automatizada.

Desta forma, as informações ficam centralizadas num só local e é possível tomar decisões mais assertivas.

O ERP permite a gestão de contas, o rastreio de encomendas e a monitorização das vendas.

Outra possibilidade de uso desse sistema é a administração de pessoas através da oferta de informações sobre a produtividade da equipa, por exemplo. 

Conheça algumas funcionalidades que um bom software ERP, como o Summer, possui em seu sistema: 

Software ERP

Como utilizar software ERP em empresas de diferentes tamanhos

Ao contrário do que muitos empresários imaginam, o ERP não deve ser utilizado apenas por grandes empresas.

Pequenos e médios empreendimentos também precisam de um sistema que otimize os seus processos para que seja possível concentrar-se em tarefas que realmente importam.

Eis como o ERP pode ser usado em organizações de diferentes tamanhos:

Pequenas empresas:

O ERP pode acompanhar uma empresa desde os seus primeiros passos, sendo possível adotar um plano mais básico que acomode todas as necessidades que uma pequena organização precisa.

Desta forma, o empreendedor paga apenas pelo que vai usar e pode aumentar o seu plano de acordo com o crescimento do seu negócio.

Médias empresas:

Nesta fase do ciclo de vida de uma empresa, um plano básico pode não cumprir os objetivos que a companhia precisa atingir.

Ou seja, fazer análises mais assertivas através de processos mais automatizados.

Por isso, investir num plano mais avançado é essencial para que estas tarefas sejam executadas e assim, torne-se possível tomar decisões mais estratégicas.

Todos os dados recolhidos servirão de base para melhorar a experiência do público interno e externo.

Grandes empresas:

Inteligência artificial e machine learning são recursos que fazem parte de planos direcionados para grandes empresas.

São funcionalidades que servem para ajudar na identificação de oportunidades e especialmente, na inovação de produtos, serviços, experiência do utilizador, etc.

Assim, para além de otimizar os processos internos das grandes empresas, é possível também garantir melhores experiências digitais para os consumidores.

Vantagens do ERP na gestão de empresas

Para que você possa compreender melhor os benefícios do ERP na gestão da sua empresa, separamos as principais vantagens de adquirir este sistema. Verifique:

Otimize os custos de TI:

Através do software ERP, é possível unificar seus recursos com as competências da equipa de TI e melhorar a eficiência das atividades.

Desta forma, não é preciso investir em vários sistemas que exijam custos de infraestrutura e licença.

Com isto, é possível focar todos os esforços numa única plataforma e também, reduzir custos com a formação de outros sistemas. 

Realize uma gestão integrada e proteja dados:

O ERP permite a integração de informação entre setores e departamentos que são armazenados em bases de dados encriptados.

Isto faz com que todas as informações e operações realizadas pela empresa sejam protegidas e armazenadas.

Além disso, um sistema integrado gera uma maior transparência dos processos, uma vez que os colaboradores de todos os sectores têm acesso a qualquer informação.

Por exemplo, caso você queira saber sobre a quantidade de inventário diário para publicitar produtos, basta aceder à parte do stock e ver o número de itens disponíveis.

Reduza o risco e melhore a sua tomada de decisão:

As informações que o sistema ERP fornece, como a análise e a passagem de dados, permite que sejam tomadas melhores decisões.

Assim, é possível compreender que caminhos devem ser evitados, reduzindo as possibilidades de riscos.

O acesso rápido e fácil da informação também proporciona vantagens competitivas e permite a realização de um bom planejamento financeiro.

Obtenha melhores relatórios e planejamentos: 

Ter relatórios e dados sobre a sua empresa é fundamental para tomar as decisões certas e especialmente, ter uma visão geral da situação em que o seu negócio se encontra.

O ERP tem um sistema de reporte unificado para cada processo, permitindo-lhe analisar e comparar as funções de cada departamento.

Esta visão panorâmica ajuda a conceber e identificar os pontos fortes e fracos da organização.

Assim, esta funcionalidade fornece insights mais analíticos em todas as áreas de funcionamento da empresa.

Faça a gestão de pessoas: 

Como outros departamentos de uma empresa, os recursos humanos também têm a sua própria secção no seu sistema.

Como afirmado anteriormente, com o ERP é possível monitorizar a produtividade das equipas e identificar aspetos que possam ser melhorados.

Desta forma, torna-se mais fácil oferecer feedback aos colaboradores ou até mesmo pensar em possíveis formações ou recompensas por bons resultados.

Portanto, valorizar os colaboradores é essencial para manter uma equipa motivada e mais produtiva.

Otimize o processo de atendimento ao cliente

A experiência de compra e satisfação do cliente é um dos passos mais importantes para uma empresa, uma vez que este é o momento de reter o consumidor.

Um software ERP é capaz de centralizar as informações de todos os clientes, o que permitirá à equipa de marketing e vendas delinear estratégias de relacionamento.

Com isto, é possível interagir com o seu público e oferecer produtos de acordo com os seus gostos pessoais.

Efetue uma gestão de stock mais eficiente:

As empresas que lidam com a movimentação de inventários precisam de um software ERP para controlar as entradas e saídas de produtos e matérias-primas.

Controlar todos os detalhes que envolvem o stock manualmente, pode exigir um tempo que poderia ser melhor alavancado em outra atividade.

Por isso, realizar a gestão do inventário manualmente também significa ser mais propenso a erros, uma vez que as falhas humanas podem acontecer a qualquer momento.

O resultado da automatização destes processos é a redução dos prazos de entrega, a satisfação do cliente e outros benefícios que terão impacto na cultura organizacional.

Gere emissões de notas com mais facilidade:

Através de um software ERP, como o Summer, é possível emitir faturas de forma simples e descomplicada.

Atualmente, é obrigatório que a emissão de faturas seja efetuada através do e-Fatura, uma medida que foi implementada em 28 de dezembro de 2020.

Por isso, ter software que executa esta atividade é essencial para que as empresas cumpram as novas normas de Cabo Verde.

A realização de todos os procedimentos que envolvem a e-Fatura é um processo muito mais simplificado com um sistema ERP, que irá automatizar todas as etapas.

Somos o Summer, um software ERP nacional que permite que as funcionalidades acima sejam realizadas dentro de um único sistema.

A programação do software funciona de acordo com as normas de Cabo Verde, garantindo que você estará sempre a cumprir a lei do seu país.

Além disso, oferecemos suporte 100% em português e possibilidade de personalização do sistema, que se adapta às suas necessidades.

Clique aqui para conhecer o Summer e obter um software ERP na sua empresa. 

Autor

Giovanna Abagge

Giovanna Abagge

O  SUMMER  é um  Software Integrado de Gestão Empresarial (ERP)  baseado na  WEB , concebido e desenvolvido pela  CaboSys , segundo as novas tendências tecnológicas, para responder, com sucesso, aos novos desafios e necessidades do mercado, nomeadamente aos resultantes da  profunda reforma encetada pela Administração Fiscal Caboverdiana  que apostou, de forma definitiva, na digitalização de todo o  sistema fiscal nacional.

Nossos Contactos
SIga-nos