Tesouraria online: entenda a importância desse setor dentro de uma empresa

A saúde financeira de uma empresa depende da tesouraria online. 

Afinal, este sector desempenha funções básicas de gestão financeira, bem como outros departamentos, como a tutela e a área fiscal. 

Desta forma, todos estes sectores trabalham em conjunto, desde a contabilidade de um negócio, até o fluxo de caixa e análise de lucros. 

Continue a ler para saber mais sobre a importância da tesouraria para uma empresa. 

O que é tesouraria?

A tesouraria nada mais é do que o departamento responsável pelas entradas e saídas de recursos financeiros de uma empresa. 

Assim, através do controlo do fluxo de caixa, é possível manter a organização da empresa e alocar valores para cada tipo de investimento de forma estratégica. 

Por isso, cabe à equipa da tesouraria realizar as principais operações de recebimento e pagamento dos valores da empresa.

É importante entender também que a tesouraria é diferente da gestão financeira. 

Com base neste entendimento, o planeamento e o controlo das negociações a médio e longo prazo são funções atribuídas ao sector administrativo, que visa reduzir custos e aumentar os lucros. 

Por outro lado, a tesouraria trata de operações de curto prazo. Ou seja, é responsável pelo controlo diário das receitas e despesas de uma empresa. 

Por conseguinte, é comum que o sector da tesouraria seja dividido em grupos, que são geralmente: 

  • Aplicação de fundos angariados;
  • Angariação de fundos de terceiros;
  • Contas a pagar;
  • Contas a receber;
  • Gestão de fluxos de caixa.

Esses grupos costumam trabalhar de forma integrada e não é raro acontecer de um mesmo profissional trabalhar em mais de um núcleo ao mesmo tempo. 

Nas pequenas empresas, o mais comum de acontecer é uma única pessoa ser encarregada por todos os processos. 

Funções da tesouraria 

Os núcleos acima mencionados, além de serem as divisões de um departamento, são também as funções desempenhadas pela tesouraria. 

Mas o que fazem exatamente estes subgrupos? Saiba mais abaixo:

Aplicação de fundos angariados

Esta função tem a responsabilidade de garantir que o lucro de uma empresa seja aplicado corretamente, garantindo a sustentabilidade e o crescimento de um negócio. 

Assim, os investimentos são feitos da melhor maneira e de forma proporcional. 

Desse modo, é possível garantir que os outros sectores da empresa receberão os recursos necessários para que a organização continue a progredir. 

Por exemplo, se há uma deficiência na área de marketing que exige mais recursos financeiros para executar as suas ações, o núcleo de Aplicação de Recursos Angariados garantirá que esses recursos cheguem a esta indústria. 

Angariação de fundos de terceiros

Algumas atividades de uma corporação exigem que seja realizada a procura de recursos fora do capital próprio da empresa, especialmente no que diz respeito a grandes projetos de expansão. 

Por conta disso, a função da Captação de Recursos de Terceiros é buscar maneiras de realizar a ação planejada, de modo que fique dentro do orçamento da companhia. 

Assim, é possível evitar dívidas e riscos financeiros para a organização. 

Contas a pagar

Para garantir que as contas que uma empresa precisa de pagar não acabem por se perder, é necessário ter um núcleo focado nesta atividade. 

Isto porque, se isso acontecer, a empresa enfrentará vários problemas burocráticos, que exigirão tempo e dinheiro da organização. 

Além disso, esta situação pode tornar-se uma bola de neve para o empresário e significar o declínio do negócio.

Contas a receber

Tal como um indivíduo tem contas a receber, uma empresa também tem pagamentos que precisam de ser feitos pelos os seus serviços. 

Por isso, é importante realizar este controlo para que a organização não deixe de cobrar eventuais dividendos e quaisquer créditos fiscais. 

Dessa forma, é possível garantir que não irá ocorrer prejuízos dentro da organização, sejam eles grandes ou pequenos. 

Gestão de fluxos de caixa 

A equipa de Gestão de Fluxos de Caixa tem a responsabilidade de assegurar que as funções dos outros grupos tenham sido cumpridas, especialmente no que diz respeito aos registros de Contas a Pagar e Receber. 

Além disso, é necessário realizar planos financeiros que satisfaçam a projeção orçamental da empresa. 

Importância da tesouraria online

Não é exagero dizer que sem o tesouraria, as empresas simplesmente iriam quebrar. 

Como você já percebeu, esse setor cumpre um papel estratégico dentro das organizações, por mais que pareça ser uma área muito mais operacional. 

No entanto, o direcionamento estratégico das finanças e investimentos é uma das principais funções deste departamento, sendo uma atividade essencial para a prosperidade da organização. 

Além disso, as decisões são tomadas com base em relatórios de fluxos de caixa e planeamentos financeiros realizados pela tesouraria. 

Com isto, é possível executar medidas muito mais assertivas e com projeções realistas, de acordo com os dados da empresa. 

Assim, é papel da tesouraria assegurar que as decisões tomadas por profissionais de outras áreas não interfiram negativamente no saldo da empresa. 

Outra função deste sector é combater eventuais fraudes que possam surgir. 

Portanto, através do controlo diário das receitas e despesas da organização, é possível identificar mais facilmente alterações na margem de lucro da empresa, por exemplo. 

Como a tecnologia pode ajudar na gestão da tesouraria online

A tecnologia está cada vez mais presente em todos os processos de um negócio, incluindo no sector financeiro. 

Atualmente, executar tarefas manuais que possam ser automatizadas, significa perder tempo que poderia ser usado em outras atividades. 

Além disso, os processos manuais são muito mais suscetíveis ao erro humano, o que pode causar grandes danos à organização. 

Por isso, ter uma estrutura de tesouraria online permite otimizar processos e torná-los automatizados. 

Para isso,  é necessário obter um software que tem o recurso de tesouraria incluído no seu sistema, como o Summer, que irá oferecer todos os mecanismos necessários para que você possa realizar todas as atividades que este sector exige. 

Conheça as vantagens da tesouraria online 

Saiba tudo que você pode fazer com um software que conta com a tesouraria online:

Efetue autorizações de pagamentos:

O software que tem a funcionalidade de tesouraria online, permite que as autorizações de pagamento sejam feitas através de uma lógica da própria tecnologia. 

Assim, é possível marcar os centros de custos, detalhar a informação por tipo de despesa, fluxo de caixa e outras aplicações. 

Desta forma, você pode obter uma maior visibilidade e transparência do processo, o que o torna mais eficiente e permite-lhe analisar a informação com mais precisão. 

Faça a gestão de contas bancárias:

A tesouraria online possibilita que a entrada e saída de recursos seja feita de forma centralizada. 

Além disso, também é possível fazer transferências para outras contas automaticamente, o que torna o processo mais eficiente e controlado. 

Receba e faça pagamentos 

Como anteriormente afirmado, uma das atividades da tesouraria é efetuar pagamentos e gerir os créditos. 

Assim, essa atividade pode ser realizada através da tesouraria online, de forma programada através do software de gerenciamento que você tiver à sua disposição. 

Obtenha relatórios de contas correntes

A criação de relatórios é fundamental para obter uma visão geral da sua organização. 

No entanto, fazer um relatório manualmente pode demorar muito tempo e acabar por ser uma tarefa difícil de realizar. 

Assim, a tesouraria online realiza este processo através de mecanismos automatizados, que criam a listagem de todos os documentos a receber e a pagar.

Opere através do encontro de contas

Às vezes pode acontecer de um fornecedor, também ser cliente do seu negócio. 

Assim, obter duas contas separadas da mesma pessoa no sistema pode não ser muito vantajoso. 

Isto porque, a informação é descentralizada e a possibilidade de erros é muito maior.  

Dessa forma, a tesouraria online disponibiliza a opção de realizar o encontro de contas dentro da plataforma e assim, tornar os dados mais organizados. 

Integre a tesouraria com a contabilidade 

A integração destes dois módulos é importante para que as informações que foram processadas na tesouraria, sejam refletidas na contabilidade. 

Assim, os dados não acabam se perdendo e é possível traçar melhores estratégias para o direcionamento dos investimentos. 

Isto porque, quando se tem uma visão geral da situação financeira da empresa, são tomadas melhores decisões. 

Para ter uma tesouraria online no seu negócio, é necessário obter um software que tenha essa funcionalidade no seu sistema. 

O Summer é um software nacional e 100% em português de gestão de faturamento (ERP), no qual você pode realizar todas as ações mencionadas acima de forma fácil e simplificada. 

Além disso, ele foi programado para seguir as regras locais de Cabo Verde. 

Assim,  você pode garantir que a sua empresa estará sempre cumprindo com a lei e ainda terá à sua disposição um software completo, que é personalizado de acordo com as suas necessidades. 

Conheça o Summer clicando aqui e otimize os processos financeiros do seu negócio. 

Autor

Giovanna Abagge

Giovanna Abagge

O  SUMMER  é um  Software Integrado de Gestão Empresarial (ERP)  baseado na  WEB , concebido e desenvolvido pela  CaboSys , segundo as novas tendências tecnológicas, para responder, com sucesso, aos novos desafios e necessidades do mercado, nomeadamente aos resultantes da  profunda reforma encetada pela Administração Fiscal Caboverdiana  que apostou, de forma definitiva, na digitalização de todo o  sistema fiscal nacional.

Nossos Contactos
SIga-nos